quinta-feira, 10 de março de 2011

Qual cidade escolher?

Escolher a cidade para se estabelecer no novo país deve ser uma das questões mais difíceis para qualquer imigrante. Curiosamente, isso não afeta apenas quem ainda está no Brasil: tenho um casal de amigos que, mesmo depois de 2 anos da sua chegada, ainda estão na dúvida se escolheram o lugar certo!

Atualmente, nossa primeira opção é Gatineau. Ela é uma cidade pequena (em torno de 260 mil habitantes) que se localiza na divisa do Québec com a província de Ontario. Apenas um rio separa Gatineau da capital do país, Ottawa. Sendo que Gatineau faz parte da sua região metropolitana.

Muitas razões nos levaram a escolher Gatineau. A principal é que não gostaríamos de ficar restritos apenas ao mundo francófono, pois quero melhorar meu Inglês e também gostaríamos que nosso filho fosse fluente nas duas línguas. Nessa região, basta atravesar uma ponte para trocar de mundo.

Outras razões que influenciaram nossa escolha:
  • Embora esteja localizada na região metropolitana de Ottawa, Gatineau é uma cidade pequena
  • Aparentemente tem um mercado razoavelmente bom de TI em Ottawa, mas é necessário ter Inglês fluente
  • Visitei a região em 2008 e gostei bastante
  • Gatineau fica relativamente perto de Montréal e dos EUA

Até onde pude pesquisar, Gatineau tem duas desvantagens: muitos empregos na cidade pedem as duas línguas e alguns imigrantes reclamam do sistema de saúde. O primeiro problema pode ser grave para quem fala apenas o Francês (é o caso da minha esposa), o segundo tem uma solução: você pode ser atendido em Ottawa, mas tem que pagar do próprio bolso, e o governo do Québec reembolsa uma parte depois.

Em todos os formulários que preenchemos até agora, colocamos Gatineau como cidade de destino. Mas também estamos considerando outras cidades, principalmente a cidade de Québec. A grande vantagem desta é que temos vários amigos lá e creio que minha esposa se adaptaria melhor, pois o Francês é a língua predominante. A grande desvantagem, como disse anteriormente, é ficar restrito ao mundo francófono.

Duas outras cidades que chegamos a considerar foram Montréal e a pequena Trois-Rivières. A primeira foi fácil descartar, pois estamos um pouco cansados dos grandes centros. A segunda não foi tão simples, mas não creio que eu consiga encontrar emprego na minha área lá.

Aliás, algo importante sobre cidades pequenas é que há quem diga que a adaptação nelas é mais fácil, pois a concorrência com outros imigrantes é menor (tanto para emprego quanto para serviços públicos), as pessoas são mais receptivas, as coisas são mais baratas, há mais necessidade de imigrantes e etc. Muitos imigrantes tomam como estratégia viver numa cidade menor durante um certo período, para depois mudar para um grande centro. Creio que eles estejam certos, e é por isso que às vezes penso em Trois-Rivières. Uma outra cidade menor e também visada por imigrantes é Sherbrooke.

Por fim, cabe dizer que você obviamente não fica restrito a sua primeira escolha. Se for necessário, sempre é possível arrumar as malas e ir para outra cidade. Talvez não seja o ideal, principalmente pela questão financeira, mas é melhor do que ficar insistindo no que não está funcionando. O Jeison tem um post muito bom sobre isso, aqui.

3 comentários:

  1. Estava conversando hoje com um amigo sobre essa dúvida. Ainda estou no início do processo. Atualmente estudando francês e reforçando o inglês. Pretendo entrar com o processo no fim do ano. Esta é uma pesquisa que pretendo iniciar o mais breve possível. Onde morar?

    Grande abraço
    OsCunha Daniel

    ResponderExcluir
  2. não é facil mesmo escolher a cidade onde vai morar. eu já pensei em várias possibilidades, mas nada definido ainda, até porque ainda estou em fase de pesquisa. Só sei que tenho que ir para cidades onde a área de turismo seje forte (sou formada em Hotelaria).

    abraços.
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. onde morar é o problema, no bom sentido. procuro uma cidade onde seja boa pra área de engenharia elétrica, será que vc pode me dar alguma dica?

    ResponderExcluir