sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O drama do apartamento

Este ano começou com um grande desafio para nós: o proprietário do apartamento que moramos está pedindo o apartamento de volta :(

Mas permitam-me começar do início...

Há um pouco mais de dois anos, estávamos decididos a mudar do apartamento que morávamos. Se me lembro bem, na época já estávamos estudando Francês, e o processo todo demorava em torno de um ano. Então tinhámos a expectativa de imigrar em no máximo um ano e meio.

Conversando com um casal de amigos sobre a nossa situação, eles ofereceram o apartamento deles, pois estavam se mudando para outra cidade e não sabiam por quanto tempo ficariam lá.

Eles ofereceram um ótimo preço, o apartamento era (e ainda é) muito bom, não tivemos que gastar muito com mudança e o mais importante: estávamos livres de imobiliárias (com contratos absurdos e várias "taxinhas") e não precisamos de fiador também.

Se passaram dois anos. Foi um período ótimo para nós, pois conseguimos continuar no mesmo bairro (perto da escola do filho e do trabalho da esposa) e economizar um pouco.

Porém, no fim do ano passado eles decidiram vender o apartamento com bastante urgência. O fato de ter pessoas morando pode comprometer a venda, então eles estão pedindo o apartamento de volta.

Como eu disse, passamos um ótimo período aqui e compreendo completamente a necessidade dos nossos amigos. Mas ter que mudar justamente agora é muito complicado, pois temos a expectativa de imigrar em poucos meses!

Nós analisamos várias opções, como ir para casa de parentes, morar em um flat e etc. Mas encontramos problemas em todas elas, sendo que o problema principal é que quatro ou cinco meses é muito tempo para se morar de forma temporária e o processo pode atrasar, pois não temos absolutamente nenhuma previsão por parte do consulado quando poderemos imigrar.

Eu sempre disse aqui que o principal para mim não era imigrar rápido, mas sim ter uma previsão aproximada de quando teríamos o visto. O apartamento é um dos motivos. Essa falta de informação por parte do consulado atrapalha muito, muito mesmo!

De todas opções que avaliamos, o que parece mais provável é que vamos ter que alugar um apartamento através de imobiliária mesmo. Além do custo e da dor cabeça de fazer uma mudança agora, o problema principal é que as imobiliárias daqui de Curitiba (sim! Estamos em Curitiba!) estão fazendo contratos de 30 meses!!! A multa fica bem cara (a mais barata que vimos até agora é de R$ 2.000,00).

Ah sim, nós pensamos em ir para o Canadá e esperar o processo lá. Mas temos aproxidamente um mês para deixar o apartamento, não temos tempo suficiente para conseguir o visto, vender tudo etc...

2 comentários:

  1. Caramba, que complicado...

    Eu sei de uma moça aqui no meu serviço que tem um apto perto da Paulista (vcs são de SP né?), que está desocupado. Ela alugou por vários anos direto pra pessoa e disse que agora quer colocar com uma imobiliária. Talvez se fizesse algum acordo com ela, negociasse um preço bom pra vcs e pra ela, já dizendo que é temporário fosse uma boa não acha?!
    Qq coisa me dá um alô!
    Bjos,
    Paty

    ResponderExcluir
  2. Caramba q situação complicada.... Mas não se desesperem, tudo na vida tem propósitos que não sabemos porque estamos passando, mas lá na frente terão servido para acrescentar experiência em nossa caminhada... Vou pedir a Papai do Cëu que ilumine o caminho de vcs e envie rápido uma solução .
    Abçsss

    ResponderExcluir