quarta-feira, 20 de junho de 2012

E o consulado parou de novo

Até o final de Maio os pedidos dos exames estavam fluindo relativamente bem, principalmente se considerarmos a longa pausa do consulado entre Novembro do ano passado e Abril deste ano.

Mas ao que parece, o consulado parou de enviar os pedidos de exames novamente...

A notícia que tenho é que está parado no pessoal de 10 de Janeiro de 2011. Pior, uma das informações que rodou por aí foi que ter enviado o pedido dos exames do pessoal de Janeiro teria sido um erro, pois ainda tem gente de Dezembro/10 sendo analisado.

Uma outra informação passada pelo consulado foi que eles dividiram o pessoal de Dez/10 e Jan/11 em 4 lotes e ainda estão trabalhando no primeiro!!

Vejam bem. Estamos no meio de 2012 e eles ainda estão entre o fim de 2010 e o começo de 2011. Imaginem quem aplicou recentemente, vai receber o visto quando?!

Eu estava bem otimista, como relatei aqui. Mas agora o desanimo voltou. Estou achando que no melhor caso nós imigraremos em Setembro ou Outubro. E também existe a chance de ficar p/ o ano que vem caso nossa única opção p/ este ano seja ir durante o inverno.

A minha maior bronca com o consulado não é apenas pela espera, mas pela falta de previsão. Imigrar é uma das maiores mudanças que podemos ter na vida, é algo que tem que ser cuidadosamente planejado. Agora, como você pode se planejar p/ uma mudança que não sabe quando vai acontecer? Isso é revoltante...

5 comentários:

  1. Oi, gente!

    Já eu estou um tiquinho mais otimista. Escrevi um post sobre isso hoje: minha teoria é de que nov/dez 2010 e jan 2011 são os meses mais superlotados de pedidos. Assim que o Consulado conseguir se livrar dessa leva, as coisas vão fluir, pois nos meses seguintes (de fev. a out.) bem menos gente mandou pedido de visto ao Consulado. Inclusive, desde agosto do ano passado o BIQ não liberou nenhum CSQ, salvo em casos prioritários, justamente para desafogar o Consulado. Não sei se a tendência é diminuir o tempo, mas acho que também não vai aumentar.

    Agora é torcer para o Consulado enviar logo os vistos dos amigos de dez/jan!

    Abraços,
    Lidia.

    ResponderExcluir
  2. Lidia,

    Eu acho que você está certa, pois eu vi um gráfico gerado do sistema de timelines que mostrava exatamente isso que você falou. Mas mesmo assim não significa que receberemos os pedidos tão cedo...

    Minha maior preocupação é conseguir este ano antes do inverno.

    ResponderExcluir
  3. Chegar no inverno é bem complicado mesmo. E também acho que o atraso seja pela maior demanda de dezembro/janeiro. Espero que um dia eu consiga ter o otimismo da colega aí de cima e pensar sempre o mais positivo possível. E haja paciência..

    ResponderExcluir
  4. Segundo as fofocas atuais, o processo está lento porque em junho teve muito pedido de vistos de turista. Eu acho que quem ia em julho (como turista) já está com o visto e esta demanda deve diminuir, aumentando a velocidade de nossa fila.

    Se o seu pedido foi recebido em 14/02/2010, acho que dificilmente será processado antes de agosto. Então seu visto chegaria no começo de outubro. Claro que este é um cenário otimista: Já vimos que o consulado dá uns "soluços" e para o processamento de vez em quando.

    Se você gosta de "viver com emoção", pode considerar comprar as passagens sem ter o visto. Existem umas classes tarifárias um pouco mais caras que permitem trocar a data das passagens. Se sua opinião for algo como "vou até novembro ou só em março", talvez seja uma alternativa viável. Eu acho que esperar chegar o visto e comprar a passagem para a semana seguinte deva sair muito mais caro.

    É só uma idéia.

    ResponderExcluir
  5. Johnny, desculpe pela demora em responder.

    Conversando com amigos que já imigraram, cheguei a conclusão que a data limite p/ imigrar este ano é início de Novembro. Segundo um amigo que imigrou nesse período, em Novembro está frio mas ainda não neva. Então dá tempo de achar um ap, tirar os documentos e colocar o filho na escola.

    Em Dezembro começa a nevar, aí fica complicado. É algo que vamos ter que viver de qualquer jeito, mas acho que chegar nessa época com filho fica complicado. Sem dizer que seria bom usar as festas de fim de ano p/ se despedir do povo.

    Sobre a passagem, nem passou pela minha cabeça comprar essas passagens mais caras que permitem alterações! Obrigado por lembrar, talvez eu faça isso quando chegar os pedidos dos exames. Mas não agora.

    ResponderExcluir