quinta-feira, 3 de julho de 2014

Canada Day

Na última terça-feira, dia primeiro de Julho, foi o Canada Day ou Fête du Canada em Francês. Em Português eu uso a tradução literal do Inglês, que seria Dia do Canadá. O Dia do Canadá comemora a criação do Canadá como país, o que aconteceu em 1867.

O Dia do Canadá é o feriado mais importante do ano. Em Ottawa a festa é bem grande. As ruas em torno do parlamento são fechadas, vai muita gente para a rua (a maioria vestindo vermelho e branco), grande parte das casas penduram badeiras do Canadá, as pessoas dizem "happy Canada day for you" umas para outras e por aí vai.






Eles montam um palco na frente do parlamento, onde tem shows e atrações o dia inteiro. A atração final acontece às 22:00, quando tem queima de fogos.





Esse foi o nosso segundo Dia do Canada. No ano passado nós passamos o dia inteiro no centro de Ottawa, curtindo os shows e conferindo a animação das pessoas. Vimos a queima de fogos na rua Wellington (a rua do parlamento). Este ano nós ficamos apenas algumas horas no centro e depois fomos para a casa de um amigo canadense, e vimos apenas a parte final da queima de fogos em uma rua próxima da casa dele.

Algo que me pergunto é se o resto do Québec comemora o Dia do Canadá. Eu sei que em Montréal tem festa também. Aqui em Gatineau é um pouco morto, mas tem atrações no Parque Jacques-Cartier e dizem que o melhor lugar para ver a queima de fogos é no museu canadense de história (antigo museu da civilizações), o qual fica em Gatineau. Mas claro, a grande festa é em Ottawa.

É incrível ver como a população ama este país, e não precisa ter nenhum evento esportivo para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário