sexta-feira, 14 de setembro de 2012

19 meses de Federal

Frustração e desânimo. É esse meu sentimento com relação ao processo de imigração nesse momento.

Mas antes de cair matando, vou dar as poucas notícias boas que tenho.

Fiquei sabendo de duas pessoas de Janeiro/11 que foram buscar o pedido dos exames no consulado, pessoalmente. Elas ligaram lá, foram informadas que os pedidos estavam prontos e que podiam retirá-los. Também fiquei sabendo de uma terceira pessoa de Janeiro/11 que recebeu os pedidos dos exames no fim do mês passado. Essas três pessoas são da primeira quinzena de Janeiro/11.

Tirando esses poucos relatos, a situação está praticamente a mesma como relatei aqui, em Junho! Ou seja, está tudo meio parado desde Maio, e olha que também já havia tido uma longa pausa entre Novembro de 2011 e Maio deste ano!

Liguei ontem no consulado p/ perguntar sobre o meu processo. A resposta foi que eles ainda tem muitos processos de Janeiro para analisar. A pessoa disse que no mínimo eles ainda vão levar um pouco mais de um mês para terminar Janeiro, aí começam Fevereiro. E mais, ela disse também que as análises não são regulares, podendo haver pausas caso eles tenham outras prioridades. Tudo muito animador.

No mês passado eu e esposa sentamos p/ decidir nossos planos para o fim do ano. A grande decisão era se imigraríamos ainda este ano se o visto sair. Acabamos decidindo para deixar p/ o ano que vem (mesmo c/ o visto em mãos), pois temos muitas coisas boas para fazer no fim do ano aqui.

Basicamente, nosso plano era: esposa pediria demissão em Novembro, tiraríamos o filho da escola em Dezembro e nos prepararíamos para imigrar em Fevereiro, já que o contrato do nosso aluguel vence no fim de Janeiro.

Mas com essas notícias do consulado, ficou tudo incerto novamente. Pois além da demora padrão, nós que esperamos há quase dois anos sabemos muito bem que agora começa a aumentar o pedido de visto de turismo e lá p/ o meio de Dezembro o consulado fecha e só abre no começo de Janeiro. Ou seja, já estou vendo que é muito possível nós completarmos 24 meses sem o visto em mãos. Claro, ficaria muito feliz em estar errado, mas ser otimista c/ o consulado não parece ser um bom negócio.

Para quem está pensando em começar o processo de imigração, eu recomendaria pesquisar sobre a Austrália. Eu fiz isso antes de aplicar p/ o Canadá, e só desisti da Austrália por ser longe de tudo e porque eu quero falar Francês, mas tenho certeza que é um país ótimo e pelos poucos relatos o processo de imigração parace ser mais eficiente do que o processo Canadense.

Não vou mudar minha escolha nessa altura do campeonato e depois de tanto investimento, mas fica a dica.

PS: Para quem gosta de ver o lado bom das coisas, na Colombia o tempo médio de processamento é 51 meses...

3 comentários:

  1. Puxa, que difícil... tava indo tão bem, né?! :/

    Mas acho que o seu sai ainda este ano, sim... é só janeiro passar. Eles já estão adiantando a fase de checar os docs dos processos até julho/11, vamos pensar positivo.

    Courage! Vamos torcer para que consigam ir antes de renovar o aluguel e de começar um novo ano escolar!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do otimismo vendo a situação da Colombia! Temos que manter o bom humor!

    ResponderExcluir
  3. É... Não é fácil... Ontem mesmo eu estava pensando na Austrália... Estava conversando com o meu marido sobre termos escolhido o Canadá em vez de ter feito o processo da Austrália... No nosso caso foi por 2 motivos: primeiro o clima. Detestaaaaaamos calor. Mas detestamos MESMO. Consideramos impossível ter uma vida produtiva no calor, ficamos sonolentos, moles, preguiçosos... E segundo por causa do francês... Eu me sinto muito mais a vontade com a língua francesa, viver em inglês seria muito mais difícil.

    Mas assim como você, se eu fosse dar algum conselho para alguém que está pensando em imigrar eu diria para essa pessoa pesquisar sobre o processo Australiano ou sobre o processo Dinamarquês. O processo Canadense é a maior furada! E também, assim como vocês, já investimos dinheiro e tempo demais nisso para mudarmos agora... É torcer para essa canoa furada não afundar antes de recebermos os vistos!

    Abraços,
    Lidia.

    ResponderExcluir