sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Exames: sem emoção não tem graça

Segunda-feira passada, dia 15 de Outubro, fomos fazer nossa consulta e nossos exames. Eu, esposa e filho de 6 anos.

Imagino que a ordem dos procedimentos pode variar entre os médicos, mas aqui em Curitiba existe apenas um médico credenciado pelo consulado e ele atende em uma clínica que faz todos os exames. Isso é ótimo, pois em apenas algumas horas você faz tudo.

Primeiro fizemos os exames. Para os adultos é pedido exame de urina, sangue e raio-x do torax. Nosso filho fez apenas o exame de urina.

Depois dos exames tivemos que responder um longo questionário e logo em seguida entramos no consultório para a consulta com o médico. Ele fez algumas perguntas e alguns procedimentos simples. Quando chegou a vez do nosso filho, ele ouviu o pulmão do menino e disse "seu filho está com chiado no peito, você vai ter que passar com o pneumologista".

Nosso filho tem asma crônica, informamos isso ao médico. Por isso nós não nos espantamos quando ele comentou sobre o chiado, pois não é nada anormal alguém com asma ter chiado no peito de vez em quando. Tentamos argumentar isso com o médico, mas ele simplesmente disse "esse é o procedimento, tenho que segui-lo".

Então ele pegou um envelope padrão, colocou alguns papéis dentro e anotou o telefone do pneumo. Claro, tem que ser o pneumo do consulado...

Fomos na consulta. O pneumo leu os papéis do médico, examinou o filho, fez várias perguntas e disse "seu filho parece bem, mas eu vou ter que pedir alguns exames de praxe para esses casos. Você faz os exames e traz aqui, para eu fazer um relatório e devolver para o médico".

Lá fomos nós, levar o filho para fazer os exames. Isso levou alguns dias, mais a espera dos resultados que sairam hoje e já estão nas mãos do pneumo.

Agora ele vai fazer o tal do relatório e mandar tudo para o primeiro médico, que vai anexá-lo ao bolo dos nossos exames e mandar para o Canadá, com sorte no começo da semana que vem.

Para ser super sincero, em nenhum momento eu tive medo de algo dar errado. Tenho uma certeza dentro de mim que vai dar certo. Mas é chato, e custa bem caro.

2 comentários:

  1. Putz, aconteceu isso conosco tbém. Tivemos que passar pelo otorrino e Oftalmo com meu enteado. Fomos no médico dele mesmo, pois o médico do consulado não tinha estes profissionais para indicar! Isso atrasou em 10 dias o envio dos nossos exames... mas agora já está à caminho de Ottawa.
    Tbém somos de CWB, qdo vcs pretendem ir?
    Bonne Chance!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Nós gostaríamos de ir em Fevereiro, vamos ver se vai dar.

    ResponderExcluir