terça-feira, 27 de novembro de 2012

Passaportes enviandos para São Paulo!

Isso mesmo! Hoje nós pagamos a última taxa do processo Federal e enviamos nossos passaportes para o consulado em São Paulo!

Talvez você esteja se perguntando "mas ué, eles receberam o pedido dos passaportes?" a resposta é não, nós não recebemos nada. Mas deixar eu explicar tudo desde o início...

O resultado dos nossos exames chegaram no Canadá no dia 25 de Outubro, conforme descrito aqui. Alguns dias antes, a esposa foi até São Paulo para a entrevista do visto americano dela e do nosso filho, pois possívelmente vamos passar pelos EUA na nossa ida ao Canadá (eu já tenho o visto).

Deu tudo certo, mas como sempre, teve um percalço. O consulado americano usa a DHL para fazer a entrega do passaporte com o visto. Os Correios, por sua vez processou a DHL para impedi-lá de fazer as entregas, pois segundo os Correios a DHL está ferindo seu monopólio postal (bem vindo ao Brasil!). Um juiz Federal em SP soltou uma liminar a favor dos Correios e o consulado americano em SP desde então não está enviando os passaportes para as pessoas, tem que buscar pessoalmente (mais informações aqui).

O passaporte do nosso filho chegou um dia antes da liminar. O da esposa ficou preso até a semana passada, quando conseguimos alguém para buscá-lo para nós.

Com o passaporte da esposa em mãos, eu decidi ligar para o consulado canadense p/ ter informações sobre o resultado dos nossos exames, já que fez um mês que eles foram recebidos e não tivemos nenhuma informação sobre ele, nem mesmo nenhuma alteração no eCas.

Para minha surpresa a atendente disse que eles já estavam com o resultado dos exames e estava tudo ok. Ela então me orientou a pagar a última taxa e enviar os passaportes, para que eles possam emitir o visto.

Segundo a atendente leva em torno de uma semana para emitir o visto, mais alguns dias para chegar aqui em Curitiba. Ou seja, vamos conseguir o visto ainda este ano!

Porém, nós continuamos com nosso plano de ir em Fevereiro, pois vamos aproveitar Dezembro e Janeiro para viajar e despedir da família e amigos.

5 comentários:

  1. Olá,
    digam uma coisa, as taxas do visto sõa pagas via depósito no HSBC, a exemplo das taxas de processamento pagas no início do processo federal?
    Obrigada,
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Sim! Essa última taxa é a taxa p/ a emissão de visto, só os adultos pagam.

    ResponderExcluir
  3. O mesmo para quem estiver tirando visto de turismo, estudante ou trabalho para o Canada. Mas no site do VAC canadense eles informam que a pessoa pode escolher o envio pelos correios.

    https://www.csc-cvac.com/pt-BR/selfservice/cvac_document_return

    ResponderExcluir
  4. Oi Pessoal! E aí, alguma novidade?? Enviamos hoje os nossos passaportes e já marquei os dias certinhos no calendário! Não vejo a hora de chegarem!
    Abraços,
    Tereza

    ResponderExcluir
  5. Ainda nenhuma novidade, pode ter certeza que vou escrever aqui quando tiver uma!

    ResponderExcluir