quinta-feira, 7 de março de 2013

Landing e primeiro dia

Chegamos! São tantos acontecimentos e tantas coisas p/ falar que não sei se vai caber tudo aqui, mas vamos começar pelo vôo.

Nós voamos com a Air Canada. Fizemos um vôo excelente. Primeiro porque a Air Canada é ótima, e segundo porque o vôo estava fazio. Uma das aeromoças estava reorganizando os passageiros p/ que todos tivessem uma fileira de três cadeiras só p/ si. Nós recusamos, pois queríamos ficar juntos.

Nosso primeiro vôo foi de São Paulo p/ Toronto, que foi onde fizemos o landing. Foi tudo simples e rápido, mas aqui vão duas dicas:

  • Em Toronto muito provavelmente não vai ter nenhum oficial ou policial que fale Francês, se você não fala nadica de nada de Inglês (apenas Francês) eu sugiro fazer o landing em Montréal
  • Traga provas de fundos! Esse foi o único probleminha que eu tive. Antes de partir do Brasil, eu lembrei que tinha que trazer provas de fundos mas não tinha nenhuma impressora, então eu salvei os saldos das minhas contas no notebook. Quando estava fazendo o procedimento do landing, a oficial perguntou sobre os fundos, eu disse os valores e disse que tinha os arquivos salvos no computador. Ela pediu p/ eu ligar o notebook e mostrar os comprovantes! Eu fiz isso e ela aceitou

Não recebemos o "Welcome to Canada" que os imigrantes costumam receber. Mas quando entregamos a nossa declaração de bens p/ o último oficial, ele disse em tom sarcástico "enjoy the cold!" ("aproveitem o frio!").

Depois de Toronto pegamos nosso vôo p/ Ottawa. Sim, se você está vindo p/ Gatineau é bom saber que embora Gatineau tenha um campo de marte, o aeroporto utilizado é o de Ottawa. O vôo de Toronto para Ottawa também foi super tranquilo. Algo que chamou muito a nossa atenção foi que nosso conhecido (que está nos hospedando e foi nos buscar no aeroporto) estava nos esperando no saguão que as malas são despachadas! Isso mesmo, o saguão onde tem as esteiras com as malas despachadas é de livre acesso! Qualquer um pode entrar! :)

Nosso primeiro dia em Gatineau foi basicamente de descanço. Fomos dar uma volta, mas minha esposa logo percebeu que andar na neve de tenis não rola. Por sorte, eu trouxe uma bota militar que comprei nos EUA. É uma bota impermeável e bastante resistente e está quebrando o galho, mas provavelmente ela não serve p/ o inverno de verdade.

Aliás, deixa eu falar sobre o clima que é um dos assuntos principais p/ nós. Agora está no finzinho do inverno. Isso é bom, pois não faz muito frio. Por outro lado, é quando a neve começa a derreter. Quando a neve derrete, cria-se muitas poças (às vezes fundas) e a rua fica suja, com aspecto de lama. A temperatura tem oscilado mais ou menos entre 0C e 4C. Estou achando tranquilo, embora as roupas que trouxemos são do Brasil e creio que o máximo que elas aguentam é exatamente isso.

Voltando a minha esposa e nosso filho, eles realmente descobriram que não dá p/ andar com tenis normal aqui. O pé fica frio e molha. Então eles tiveram que esperar nosso amigo p/ comprar botas daqui, as quais não existem no Brasil. Elas suportam até -30C, algumas até -40C.

Com esposa em casa com o filho, eu sai p/ tirar alguns documentos e fiz um cartão p/ andar ilimitado de ônibus por um mês. Hoje vou comprar um celular. Mas vou deixar os detalhes p/ o próximo post, pois este ficou muito longo.

Para terminar, aqui vai uma foto de uma rua próxima de onde estamos. Eu tenho muita, mas muita coisa p/ falar sobre Gatineau. Mas nâo cabe tudo em um post. Eu prometo que vou fazer mais posts, com fotos e informações em breve.


5 comentários:

  1. "... ele disse em tom sarcástico "enjoy the cold!"

    Se tivessem falado para mim, seria minha nova assinatura nos fóruns de imigração :)

    Parabéns e continuem contando as novidades !!!

    ResponderExcluir
  2. Marc,
    Que bom que foi tudo tranquilo, estou torcendo e esperando pelo posts pois tmb vou para Gatineau em junho pois agora que foi enviado os passaporte para o consulado...boa sorte na nova jornada

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo landing, é sempre emocionante, com ou sem Welcome...
    Descansem bastante pois aqui os dias voam...
    Abçsss

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, que bom a primeira parte da grande luta já foi VENCIDA!!!!
    Espero que em breve estaremos neste mesma situação.
    Abraços
    Carlos Henrique

    ResponderExcluir