segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Federal enviado!

Finalmente conseguimos completar mais uma fase do nosso processo de imigração: enviamos a documentação do Federal hoje cedo!

Mas como não podia deixar de ser, teve uma emoçãozinha. Primeiro, começou a cair um pé d'água logo depois que saquei o dinheiro. Como não queria dar sorte p/ o azar com mais de R$ 2.000,00 no bolso, decidi encarar a chuva p/ fazer o depósito (mas não foi tão ruim assim, só molhou os pés). A segunda dose de emoção foi que, quando entreguei o envolope p/ o atendente dos Correios ele disse "hmm, o CEP está errado". Caramba! Como consegui errar o CEP?! Ok, ele pesquisou em uma lista e escolhemos um que parecia ser o correto. Cheguei em casa e conferi: estava certo! Ufa!

Mas... mesmo assim, bate aquela insegurança: e se esse envelope some? Estão dizendo que o consulado está demorando meses para dar algum tipo de retorno, como vou saber que chegou tudo ok?

Mas enfim, emoção faz parte, vou confiar que está tudo certo e bola pra frente! :)

Mudando de assunto, uma dúvida bem básica que tive sobre os formulários e documentação foi por onde começar. Existem duas páginas do governo com toda informação sobre isso:


Outra dica que achei no blog do Jaison, foi este excelente post do blog Tensão Pré-Montreal: Passei na entrevista! E agora?. Eles basicamente detalham tudo o que tem que ser feito na parte Federal mas atenção, eu recomendo fortemente seguir a documentação do governo e usar o post apenas como informação adicional, pois o processo pode mudar, algum detalhe pode não se aplicar ao seu caso, etc.

Além disso, seguem outras dicas:
  • Conforme sugerido pelo Tensão Pré-Montréal, usei o Foxit para preencher os formulários. Ele é excelente, imprimiu tudo certinho, etc (note que os formulários tem suporte a criptografia e o Acrobat que você tem pode não suportar isso)
  • Se seu Inglês é melhor do que o seu Francês, mas você está preenchendo os formulários em Francês por alguma razão, você pode consultar a versão em Inglês dos mesmos para tirar dúvidas pontuais. Esse é meu caso, pois minha esposa não fala Inglês
  • Alguns imigrantes questionam se é necessário autenticar as cópias dos documentos. Eu decidi enviar cópias autenticadas sem questionamento :) Não quero atrasar meu processo por causa de R$ 30,00
  • Não minta nos formulários! Sei que isso parece óbvio, mas se você morou e/ou trabalhou em vários lugares e não está conseguindo achar as informações necessários, vai dar uma vontade grande de omitir ou inventar datas. Eu não fiz isso, fui atrás das empresas que trabalhei p/ tentar pegar datas precisas

Agora é esperar. Estão dizendo que o processo Federal está levando em torno de um ano, não queria ter que esperar tanto mas também não estamos muito ansiosos. Vai ser proveitoso ficar outro ano no Brasil: provavelmente vou chegar no nível avançado do Francês, esposa vai ter intermediário alto, talvez eu consiga melhorar meu Inglês, economizar mais dinheiro, etc.

Aliás, critiquei o Paraná no meu último post, mas como a Wanda comentou, o mesmo problema da espera pelo antecedentes pode acontecer em São Paulo. Pelo que pesquisei, 15 dias úteis parece ser um período meio padrão, então retiro minha crítica ao Paraná. Ainda sim, acho ridículo ter que esperar tanto p/ um documento relativamente simples, é o tipo de coisa que pode (e tem!) que estar disponível na internet.

Um comentário:

  1. boa sorte no que vem pela frente !
    e viva os sonhos canadenses !
    abraços !

    ResponderExcluir