segunda-feira, 21 de março de 2011

Reality Check

Normalmente as pessoas apresentam duas reações opostas quando digo que estamos fazendo o processo de imigração para o Canadá. Alguns poucos pensam que é furada e vamos viver o resto de nossas vidas como escravos em sub-empregos. A grande maioria, no entanto, acha que estamos ricos ou que temos uma oportunidade de ouro e que daqui para frente nossa vida será maravilhosa.

Esse segundo grupo me lembra aquela visão romântica que muitos estrangeiros tem do Brasil. Para estes, muitas vezes nosso país pode ser resumido em praia, mulheres, samba e carnaval.

Grande parte dos brasileiros sabe que o Brasil não é só isso. Além de algumas boas características do nosso país que podem passar despercebidas, tem também o nosso lado ruim. O qual é muitas vezes relativizado, ou mesmo ignorado por alguns estrangeiros.

Mas e um país de primeiro mundo como o Canadá, como ele é?

Quando era adolescente, minha cabeça era preenchida por imagens geralmente oriundas de filmes: tudo é bonito e organizado, pobreza é muito raro, todos ganham bem, todos moram em casas grandes e confortáveis, todos tem carros modernos, vida de altíssima qualidade e por aí vai.

Assim como o turista estrangeiro, essa é uma visão romantizada, a qual muito provavelmente não descreve o dia-dia da maioria da população.

Acho que não seria exagero afirmar que muitos dos quais acham que tivemos "a oportunidade de ouro" compartilham essa visão.

É claro que todos os imigrantes esperam que a experiência de imigrar seja positiva, e por que não dizer que também esperamos que nossa vida seja melhor lá?

Não há nada de errado nisso. O erro é desconsiderar os problemas que vão acontecer e não se esforçar para ter uma visão realista do que está por vir. Óbvio que fazer isso a distância é muito, muito difícil e creio que no geral vamos encontrar algo diferente do que esperamos. Porém, sou uma pessoa que acredita muito em planificação e sempre me esforço para antecipar problemas e deixar minhas expectativas um pouco baixas. Não é por acaso que me chamam de pessimista...

Aqui vão alguns aspectos que podem ser considerados negativos no Canadá (ou da imigração) que pude pesquisar em blogs ou conversando com quem já imigrou:

  • Dificilmente você vai ter o mesmo padrão de vida que tem no Brasil, no geral vai ser menor, pelo menos no começo. Está disposto a largar o conforto que você demorou anos para construir?
  • Muitas vezes as pessoas assumem cargos menores no início ou mesmo recomeçam a carreira do zero. Está preparado a voltar a fazer estágio?
  • Tem grana e condições psicológicas para ficar 1 ano desempregado?
  • Às vezes o dinheiro acaba e a oferta de emprego não vem. Nesses casos não tão extremos, alguns imigrantes aceitam o famoso "survival job" que em Português significa "trabalho de sobrevivência". Já se imiginou trabalhando no Mcdonalds? 
  • Qual é sua expectativa com relação ao salário? Dizem que quem imigra achando que vai ficar rico acaba voltando para o Brasil
  • No Canadá empregada doméstica é luxo, praticamente ninguém tem. Você vai fazer toda a faxina de casa. Quando foi a última vez que lavou o banheiro?
  • No geral, serviços de conserto e manutenção são caros, as pessoas fazem elas mesmas. Vai achar ruim se você tiver que pintar seu apartamento?
  • O que é frio para você? Menos de 15 graus? Menos de 10? O Canadá pode ter 10 meses de inverno dependendo do que você chama de frio
  • Tem preconceitos? Tem certeza? O que você acha do seu filho estudar com crianças de culturas bem diferentes, como chineses, filipinos ou paquistaneses?
  • Já esteve totalmente imerso em um ambiente anglófono ou francófono? Tem idéia do que acontece com sua alto-estima quando ninguém é capaz de entender o que você quer dizer?
  • O que voçe achar da pezoa qe iscrevi muito mau en portujes? Você escreve bem em Francês e/ou Inglês?
  • Muitos imigrantes dizem que o sistema de saúde no Canadá (e principalmente no Québec) não pode ser comparado com os planos privados do Brasil. O que acha dessa afirmação? Pesquisou sobre isso?

Aqui é onde muitos blogs dizem algo como "não quero parecer pessimista" ou "não quero assustar ninguém", mas não vou falar isso. Se você está no processo de imigração e tudo o que eu disse acima é novo para você, então tem motivos suficientes para ficar assustado e preocupado.

Sinceramente, para mim imigrar não é nenhum sonho. É algo que eu e minha esposa queremos muito e acreditamos que será positivo a longo prazo, principalmente para nosso filho. Mas ao mesmo tempo estamos conscientes que vamos ter que trabalhar duro para se adaptar e se no futuro a perspectiva de vida melhorar no Brasil, nós consideraríamos a possibilidade de voltar.

Aliás, cabe dizer que não compartilhamos o ódio que alguns imigrantes sentem pelo Brasil. Muito pelo contrário, amamos nossa gente e nossa cultura, não temos dúvidas que sentiremos muitas saudades dos aspectos positivos do nosso país. Porém, acreditamos que atualmente nossas perspectivas serão melhores no Canadá e é por isso que decidimos imigrar.

2 comentários:

  1. Concordo com vc. em relação as dificuldades que qualquer pessoa enfrenta em um recomeçar no extrangeiro.Já passei por isso quenado fui morar em Fort Lauderdade-FL-EUA.Ralava muito, mas dava prazer olhar para os lados e ver tudo funcionando com tranquilidade, segurança, valorizando a mão de obra geradora. É bom sentir o poder de compra que o dinheiro tem e que nos esquecemos no Brasil.
    Imigrar é um investimento que muitas vezes só sera plenamente mensurado, positivamente, por nossos filhos.
    Abçsss,
    sagacanadense@blogger.com

    ResponderExcluir
  2. a vida lá fora não é nada fácil. mas quem disse que aqui no Brasil é ?
    não é verdade?
    nada nessa vida é fácil. imigrar para o Canadá, para mim, é o grande sonho da minha vida. sei que não será fácil, mas tenho pontos a meu favor e, sei que com força de vontade e persistência serei feliz na realização deste sonho.
    abraços.
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

    ResponderExcluir