sexta-feira, 15 de abril de 2011

Québec no Bom dia Brasil

Na quarta-feira o Bom Dia Brasil da Globo apresentou uma reportagem sobre a imigração ao Québec, a qual vem repercutindo entre os imigrantes, tanto os que ainda estão no Brasil como os que já imigraram.

Minha impressão é que a opnião geral do pessoal sobre a reportagem foi um pouco negativa. Alguns disseram que faltou informação, outros mencionaram que os aspectos positivos da imigração foram exercebados (como neste excelente post do blog Bora Pro Canada).

Eu penso que não podemos exigir muito de uma matéria de três minutos, além disso creio que grande parte das informações contidas na reportagem devem ter sido repassadas pelo próprio consulado do Québec, o que nos leva a grande questão levantada pelo blog Bora Pro Canada: as palestras do consulado enfatizam exclusivamente os aspectos positivos do Québec.

Isso não significa que a imigração é furada ou que não serve para você. Significa que nós somos os responsáveis por fazer uma pesquisa ampla e profunda sobre todos os seus aspectos (positivos e negativos), para assim decidir se é realmente isso que queremos.

Para mim imigrar é uma daquelas coisas da vida que não tem certo, errado, melhor ou pior. Cada caso é um caso. Alguns não vão querer deixar o Brasil, outros vão imigrar e vão se arrepender, outros vão imigrar e se adaptar muito bem ao ponto de amar o novo país.

Cabe a cada um pesquisar e decidir o que quer.

Um comentário:

  1. Olá, Obrigada pelo coment. lá no blog! Realmente pesquisar antes de vir é essencial, se formos acreditar só nas reportagens que saem na mídia no Brasil com relação à imigração, a decepção é certa, mas acredito que hoje em dia a maioria dos imigrantes (brasileiros) chegam aqui com os pés no chão, pois já pesquisaram, já falaram com gente que tá aqui, já têm alguma idéia dos problemas que pode enfrentar, cada vez mais o povo chega aqui mais preparado e isso é bom! abçs,

    ResponderExcluir