quinta-feira, 14 de abril de 2011

2 meses de Federal

Hoje fazem dois meses que fiz o envio da documentação do processo Federal, e até agora não recebi absolutamente nenhuma resposta do consulado.

Segundo vários blogs e mensagens em forums, o processo costuma ser aberto em torno de um mês depois de sua chegada, mas o primeiro contato do consulado pode levar entre 3 a 6 meses.

Existem várias teorias sobre essa demora. Uma das mais aceitas, e que segundo muitos é a explicação extra-oficial do próprio consulado, é que houve uma mudança de sistema que fez com que o tempo para a conclusão do Federal passe a ser de 14 meses, sendo que antes era de 11 meses (o novo tempo de avaliação pode ser consultado aqui, embora neste site ainda conste 11 meses na data deste post).

Eu não acredito que uma troca de sistema possa atrasar tanto as coisas assim, creio ser mais provável que eles estão com dificuldades em lidar com a alta demanda para vistos, mas essa é apenas minha própria contribuição as várias teoricas existentes :-)

Uma outra questão comum entre os que esperam é se o consulado faz algum tipo de priorização dos processos. Existe uma priorização específica que vem escrita no CSQ, que acredito ser um pouco rara, mas além dessa, será existe uma outra? Ninguém sabe...

Por incrível que possa parecer nós não estamos com muita pressa, pois não temos planos de imigrar este ano. Ainda estou fazendo um tratamento ortodontico que (com sorte) deve terminar apenas no fim do ano, além disso gostaríamos de melhorar o Francês e queríamos evitar de imigrar depois do verão.

Ao mesmo tempo, devo confessar que estou um pouco ansioso para saber notícias do processo. Saber se chegou bem, se está tudo andando corretamente e etc. Mas não tem muito jeito, a única escolha é esperar.

PS: O blog alcançou 1.000 visitas no começo desta semana, muito obrigado a todos os leitores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário