quarta-feira, 8 de junho de 2011

Recursos para o estudo do Francês

Tem alguns recursos que utilizo quase que diariamente para a prática/estudo do Francês. Vou listá-los neste post, pois creio que esse tipo de troca é importante para todos nós. Por favor, deixe um comentário se você utiliza algum recurso não listado aqui!

fr.wikipedia.org 

Tenho a impressão que a wikipedia não é muito popular fora do meio de TI. Isso é uma pena, pois é um site fascinante! Caso você não a conheça, é uma enciclopédia online, na qual qualquer pessoa pode fazer edições (mais informações aqui).

Os artigos da wikipedia foram originalmente escritos em Inglês, mas hoje já existem traduções em diversas línguas, inclusive o Francês.

Sempre que quero saber algo relacionado ao Québec eu acesso fr.wikipedia.org e procuro por algum termo relacionado. Por exemplo, experimente procurar por "immigration québec" ou o nome da cidade que pretende morar.

Caso não tenha certeza sobre o que deseja ler, pode-se usar o portal temático ou ainda a opção de buscar um artigo sortido.

A wikipedia é um recurso fascinante. Eu a uso há mais de 6 anos e devo fazer mais de uma centena de pesquisas por semana!

Jornais online

Parece existir uma boa viariedade de jormais online. Porém, devido ao meu tempo limitado eu tento acompanhar apenas dois: o Le Devoir e o Le Droit (em Gatineau).

Uma outra dica: utilizo o Google Reader para ler blogs e jornais online.

Telejornal

A Radio-Canada, que também é uma emissora de televisão, disponibiliza a "reprise" de alguns de seus jornais. Às vezes eu assisto algumas reportagens do Le Téléjournal e 24 heures en 60 minutes.

Rádio e Podcasts

A Radio-Canada também tem uma grande quantidade de programas de rádio online aqui. Note que é possível selecionar a programação a partir do nome da cidade.

Uma outra rádio online que venho escutando todos os dias é a 98,5 FM de Montréal.

Também existe a Radio Canada International, que tem uma programação em Francês. Eu gosto muito do Tam-Tam Canada.

Música

Falei no último post sobre o Les Cowboys Fringants que, até o momento, é a banda quebequense que mais ouço. Mas obviamente há muitos outros músicos. Um exemplo é o Oukomé. Outro exemplo é o Gilles Vigneault (que creio estar mais para poeta do que para músico, se é que é possível fazer a distinção).

Diga-se de passagem que seu poema Mon Pays é muito interessante, estudei ele em aula uma vez (letra aqui e música aqui).

Conjugação e Tradução

Para conjugar verbos creio que o Le Conjugueur seja imbatível. Para traduzir do Francês para o Português eu costumo utilizar o Google Translate, mas ele não é muito bom, prefiro usar um dicionário de verdade.

Para saber a grafia de uma palavra eu uso o Google.ca em Francês. Basta digitar a palavra que deve aparecer uma lista de sugestões. Se isso não acontecer tente procurar pela palavra, o Google normalmente sugere a grafia correta se a grafia do usuário estiver errada.

Livros

Infelizmente li apenas um livro até agora, que foi o "O Pequeno Príncipe" como relatado aqui.

Na biblioteca da minha escola tem alguns livros de uma coleção chamada Français Facile. São livros clássicos, creio que de autores franceses, escritos em um Francês mais simples. Penso em comprar alguns livros dessa coleção, embora não saiba onde encontrá-los.

Séries

Atualmente estou assistindo uma série chamada Minuit Le Soir. Na verdade eu assisti a primeira temporada no ano passado e agora pretendo assitir até o final.

Minuit Le Soir conta a história de três seguranças de uma danceteria em Montréal. Eles são muito amigos, mas suas personalidades e histórico de vida são bem diferentes. A série é basicamente sobre o dia-a-dia de trabalho e seus conflitos pessoais.

Devo dizer que nunca assisti nada igual na TV ou nas séries americanas. Minuit Le Soir aborda os mais diversos temas, como a solidão, homosexualidade, tabus e até a loucura. As filmagens chegam a ser poéticas. Não é a toa que a série ganhou vários prêmios.

Eu empresto os DVDs da minha escola. Não achei para assistir online, exceto no submundo, claro (a vantagem dos DVDs originais é a disponibilidade de closed captions).

Outras séries que cheguei a assistir alguns epsódios foram Pure Laine e Rumeurs. Parecem boas para praticar o Francês, mas achei elas bem chatinhas.

3 comentários:

  1. Ahh uma dica que dou é escutar a "Radio-X" http://www.radiox.com/, a vantagem aqui na minha opnião é que vc terá um legitimo sotaque quebecois, eu acho interessante pois esse sotaque forte deles será a nossa realidade lá então vale a pena conferir.

    Fabiano - Projeto supernova

    ResponderExcluir
  2. Acho legar dar dicas mesmo que pareçam básicas. Recentemente conversando com minha professora de inglês - extremamente inteligente e antenada - percebi que coisa simples como complementos/plugins ou o próprio Google Reader ainda são uma incógnita. As vezes o que para nós de TI parece banal, para a galera de outras áreas pode ser uma dica valiosa.

    Se me permite gostaria de complementar com algumas dicas.

    Em relação ao tópico Rádio e Podcasts, o Radio Fr Solo é um software bem bacana que sintetiza várias rádios francófonas espalhadas pelo mundo em um único player. Comentei sobre ele aqui.

    Pro tópico Músicas, também tem um lugar bem legal onde você acha cantor para todos os gostos musicais. O Les FrancoFolies de Montréal é um festival de músicas francófonas. No site você consegue pesquisar os cantores usando vários critérios.

    E por último, na sessão Séries a sugestão é assistir a TOU.TV que infelizmente é bloqueada para quem está fora do Canadá. Nessa postagem dei uma dica de como montar uma lista de proxies para acessar

    Espero ter contribuído.
    Abraço dOsCunha

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas dicas Fabiano e OsCunha!

    ResponderExcluir