terça-feira, 5 de julho de 2011

O inverno aqui

Uma das minhas preocupações com a nova vida no Canadá é o inverno rigoroso. Fiz várias pesquisas e falei com bastante gente. A conclusão é que o problema não é o frio em si, pois o país possui uma boa infraestrutura para o inverno (não foi ontem que começou a nevar lá, certo?). O problema costuma ser a duração do mesmo.

Conversando sobre isso com alguns conhecidos (entre eles quebequenses nativos) surgiu a pergunta: como é o inverno aqui no sul do Brasil?

Pois é, não é fácil como pode parecer. Na cidade onde moro o inverno leva em torno de dois meses. A temperatura gira em torno dos 10 graus, mas não é incomum chegar aos 5 ou menos, mesmo durante o dia. Aqui vai uma relação de alguns problemas que enfrentamos:

  • Normalmente não há calefação, isso quer dizer que dentro de casa é frio. As pessoas costumam comprar um ou dois aquecedores, mas não é tão simples assim, pois a energia é cara e o aparelho em si é caro também. Então o comum é apenas aquecer um ambiente da casa por vez. Imagine a sala quentinha e você quer ir ao banheiro...
  • Falando em banheiro, o banho é complicado. O mais confortável é levar o aquecedor para o banheiro. Espera-se o banheiro ficar quente, toma-se banho, coloca-se a roupa e enfrenta-se o frio ao ir para outro ambiente. Tem a opção de não usar o aquecedor (eu faço isso, pois estou de saco cheio de andar com o aquecedor de lá para cá) mas o problema é que fica muito, muito difícil de sair do chuveiro
  • Já falei que energia é cara? Imagine a continha do inverno
  • Além do frio, chove, é bem húmido e às vezes ficamos com um céu cinza, sem sol, por vários dias
  • A roupa lavada leva dias para secar. Obviamente você pode ter um secador, mas além do preço da energia, alguns apartamentos não tem espaço suficiente para o mesmo (como o meu por exemplo)
  • Não raro, a roupa não seca e começa adquirir um cheiro estranho. O que você faz? Coloca para lavar novamente...
  • Como tudo que é realmente bom no Brasil, roupa de inverno de boa qualidade é cara (a realidade do Brasil costuma ser: porcaria é barato, o mais ou menos tem um preço "justo", o muito bom é caro). Uma jaqueta de qualidade aceitável custa em torno de R$ 150,00, por exemplo

Agora, tenho que ser justo e mencionar alguns pontos positivos. O mais importante são as festas juninas, é muito legal vestir meu filho, comer doces e tomar quentão. A outra (além do quentão) são as sopas. Tem restaurantes nessa época do ano que tem buffet de sopas, são excelentes!

Não é minha intenção fazer uma comparação com o Canadá, mas estou curioso para saber o que vamos achar do inverno de lá e se vamos sentir saudades do inverno daqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário