quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O processo provincial de Manitoba

Nesta semana circulou em alguns grupos de discussão a notícia que a província canadense de Manitoba criou um processo próprio de imigração que não exige uma oferta de emprego.

Eu havia começado a escrever um post sobre o assunto, mas o Alexei foi mais rápido e postou algo muito mais completo do que eu estava preparando: Processo de Manitoba MPNP Strategic Initiatives - Exploratory Visits.

Resumindo: é um processo bem diferente, no qual alguma análise do perfil do candidato é feita por email e o mesmo tem que visitar a província numa data especificada. Nessa visita, é esperado que o candidato visite empresas, marque entrevistas e pesquise o máximo que puder sobre a cidade que escolher. Ainda na mesma visita o candidato vai fazer uma entrevista com os oficiais de imigração, na qual ele tem que apresentar tudo o que pesquisou. Ou seja, tem que demonstrar que quer viver na província e porquê.

Achei o processo muito interessante, pois ele valoriza muito o esforço pessoal. Se o Québec não fosse uma opção para mim, eu consideraria Manitoba muito fortemente.

Também é importante notar que é necessário ter um nível adequado de Inglês para conseguir fazer a visita. Eu recomendaria no mínimo avançado e não aconselharia embarcar nessa se você nunca esteve imerso no Inglês.

Segue o site oficial:

Nenhum comentário:

Postar um comentário