domingo, 28 de agosto de 2011

Viagem ao Canadá: Vancouver

Estou de volta da viagem que fiz ao Canadá. Foi uma viagem excelente, conheci muita gente nova e tive a oportunidade de conhecer um pouquinho mais do Canadá.

Vou dividir o relato em duas partes. Neste post vou falar de Vancouver, no próximo falo sobre a cidade de Québec.

A primeira coisa a dizer sobre Vancouver é que ela é longe. Foram em torno de dez horas de São Paulo até Toronto e depois mais cinco horas até Vancouver.

Logo quando você chega no aeroporto começa a ver sinais da forte presença chinesa na cidade. Por exemplo, todas as placas de informação no aeroporto são escritas em Inglês, Francês e Chinês.


De fato, o número de chineses na rua é absurdo. Há quem diga que tem mais chineses do que canadenses, mas não confirmei essa informação. Também há imigrantes de outras origens. Todos os taxis que peguei, por exemplo, pareciam ser dirigidos por indianos.

Uma cidade com muitos imigrantes tem uma vantagem básica: a gastronomia costuma ser boa e variada. Vancouver é um exemplo disso, principalmente no que se refere a comida asiática, a qual é relativamente barata, mesmo convertendo para o Real. O prato abaixo por exemplo, custou apenas C$ 12,90 ou R$ 22,00 (duvido que sairia por menos de uns R$ 40,00 aqui no Brasil).


A cidade segue o padrão da América do Norte: é bonita, bem organizada e parece ter boa infrastrutura. Mas tem um problema que eu considero grave: tem muito mendigos. Não me senti inseguro, mas eles ficam pedindo dinheiro.

O centro cheira a boa comida, é bem movimentado e tem muitos bares e restaurantes. Também há muitos jovens. Um amigo disse à esposa que achou a cidade um tanto alternativa.


Com relação ao tempo, houve previsão de chuva, mas não choveu nenhum dia. A temperatura ficou entre 12 e 17 graus. Pela manhã fazia um vento frio sem sol. Durante a tarde ficava um pouco quente.


Gostei de Vancouver. Infelizmente eu não reservei nenhum dia para fazer turismo. Fiquei hospedado no centro da cidade e as reuniões que tive que participar foram em um prédio próximo. Passava o dia em reuniões e apresentações, e tentava passear um pouco no fim da tarde.

Foi um erro não ter reservado pelo menos um dia para conhecer melhor a cidade. O problema é que eu tinha poucos dias livres e resolvi aproveitá-los em Québec, mas isso é assunto para o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário