quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Desanimado com o Francês

Logo depois que fiz a entrevista já senti o baque: eu estudava muito, praticamente todo dia, e no começo deste ano (fiz a entrevista em Dezembro de 2010) minha motivação para estudar o Francês diminui consideravelmente e não parou mais de cair.

Existem alguns fatores que contribuiram para isso.

Primeiro, minha escola é especializada em imigração e Francês do Québec. Então eles acabam seguindo um ritmo louco para que todos tenham a carga horária e o Francês necessário para a entrevista. Ninguém aguenta (e nem deve!) estudar num ritmo desses durante muito tempo.

Aí vem o segundo problema: no mês passado completamos 2 anos de Francês. Ritmo louco: a escola para em torno de 3 semanas em Dezembro e 2 semanas em Julho.

Por fim, o terceiro motivo é que eu senti que não estava aprendendo mais. Senti que as aulas estavam super improdutivas e os outros alunos também estavam desmotivados... Hora de mudar!

Uma opção seria mudar de turma, mas eu teria que voltar alguns níveis pois minha turma está no nível avançado (embora eu creio que meu nível seja um intermediário-alto no melhor dos casos). Não creio que estudar várias coisas de novo seria muito motivador. Eu também poderia mudar de escola, tentar estudar na Aliança, por exemplo. O problema é que gosto muito da cultura e do sotaque do Québec, isso é algo que eu não gostaria de mudar.

Então veio a terceira opção. Creio que posso dizer que eu falo Inglês, mas tenho várias deficiências e dificuldades. Junte a isso dois fatos: estamos pensando em morar em uma cidade bilingue e minha empresa estava disposta a pagar um curso de Inglês para mim. Adivinhou? A terceira opção seria mudar o foco do Francês para o Inglês.

Explicando melhor, comecei um curso regular de Inglês (5 horas por semana) e troquei o curso regular de Francês por 1 aula particular por semana.

É um pouco puxado, mas ambos os cursos tem o foco na conversação, principalmente o de Francês, pois meu objetivo é apenas manter o Francês que eu já tenho e consertar algumas deficiências.

Meu plano é continuar nesse esquema até o final do ano. Em Fevereiro eu posso pensar em inverter as coisas (voltar ao regular de Francês e fazer particular de Inglês).

Embora eu não posso deixar de admitir que as aulas particulares de Francês são absurdamente mais produtivas que as aulas do curso regular, eu sinto que meu Francês está definhando um pouco :(

Mas enfim, também não posso esquecer que o Inglês é meu ganha pão (trabalho para uma empresa americana, falo e escrevo Inglês quase o dia inteiro) e para quem é de TI Inglês é essencial, mesmo para nós que vamos viver no Québec!

A mudança já está feita, agora é aguardar alguns meses e ver se valeu a pena.

Um comentário:

  1. Acho que você fez a melhor coisa! Matendo-se este nível de francês, em poucos meses no Québec você torna-se fluente, pois a base você já tem. Dê muito importância para o inglês, pois pelo que sei, é impossível viver sem ele no Québec. Até, onde se fala exclusivamente francês.

    Abraço e excelentes estudos!
    Fabio

    ResponderExcluir