segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Jean Charles

Um post que estou devendo há um certo tempo é sobre o filme Jean Charles, baseado na história real de Jean Charles de Menezes. Esse foi um daqueles filmes que eu e minha esposa começamos a assistir "sem querer" e acabou deixando a gente impressionado, tanto pela qualidade do filme como pelo fato que ele também fala sobre imigração.

Creio que posso dizer que o filme aborda dois assuntos. O primeiro é sobre a vida de imigrantes brasileiros (geralmente ilegais) em Londres. Esse tipo de imigração é bem diferente da nossa, pois nós passamos por um processo trabalhoso, longo e caro para conseguirmos imigrar legalmente. O imigrante ilegal, por outro lado, normalmente entra no país com um visto de turismo e acaba ficando por lá. No entanto, várias dificuldades são comuns aos dois casos: a dificuldade com o idioma, adaptação, fatores culturais, saudades e etc.

O segundo assunto é sobre a vida e o assassinato bárbaro do Jean Charles. É absurdamente revoltante ver como a Scotland Yard tratou o assunto e uma vergonha sem tamanho para um país como a Ingleterra não ter colocado os responsáveis na prisão... A impunidade não é exclusiva do terceiro mundo!

Outra razão para ver o filme é a sempre excelente atuação do Selton Mello. Segue o trailer (infelizmente com qualidade ruim).

Um comentário:

  1. Uma questão interessante é o resultado das ações da polícia londrina, levarem às revoluções de meses atrás!

    ResponderExcluir