quarta-feira, 9 de julho de 2014

A melhor e a pior época para chegar

Eu sei. A ansiedade para sair do Brasil é praticamente incrontolável. Nossa vontade é de ir para o aeroporto no mesmo dia em que recebemos o passaporte. Mas cuidado, esse desespero pode prejudicar sua imigração. O melhor é planejar bem a melhor época para chegar aqui para assim aproveitar ao máximo os primeiros meses.

Para mim, a pior época para chegar é entre o Outono e o fim do Inverno. Ou seja entre Outubro e fim de Fevereiro. Pelos seguintes motivos:

  • Nas primeiras semanas de Canadá, temos um milhão de coisas p/ fazer (documentação, carro, escola p/ os filhos, moradia, etc). Essas tarefas podem ser cansativas e estressantes, o Inverno só vai deixar tudo mais difícil. Tanto no sentido psicólogico quanto a locomoção física
  • O primeiro inverno é caro. Se já não bastasse todos os  gastos da chegada, você vai ter que ir atrás e gastar com roupas de inverno e alguns aparatos. Você não vai saber ao certo o que comprar e onde comprar, o que provavelmente vai contribuir para gastar mais
  • Os dias são curtos no inverno, entre 16:00h e 17:00h já está à noite
  • O Inverno exige uma certa preparação, aqui o povo faz tudo com antecêndia. Se você chegar no Inverno não vai ter tempo p/ se preprar
  • Já ouvi mais de um caso de famílias que chegaram durante o Inverno e voltaram p/ o Brasil antes do Inverno terminar

Não quero passar a impressão errada sobre o Inverno. Como comentei no post sobre atividades de inverno, meu primeiro inverno foi bom. Mas a questão não é se o Inverno é bom ou ruim, a questão é que chegar no Inverno não vai te ajudar em nada.

Nós recebemos os vistos em Dezembro e esperamos quase 3 meses para ir (e ainda acho que deveríamos ter esperado mais umas 3 semanas). Passar o fim do ano no Brasil foi muito útil: fizemos tudo com calma, aproveitamos as festas de fim de ano p/ nos despedir e viajamos um pouco também.

OK, então se eu não recomendo chegar no Inverno você deve estar pensando que o Verão é a melhor época, certo? Não. Digo, se você tiver que escolher entre o Inverno ou Verão sem dúvida nenhuma eu recomendo o Verão. Porém, o Verão tem duas desvantagens. Primeiro, é a época de férias então algumas coisas (como procurar emprego) pode ser um pouco mais lento. Segundo, se você nunca visitou outro país na sua vida o Verão pode dar uma impressão errada sobre o Canadá, pois é quente como o Brasil. Mas só dura dois meses.

Para mim, a época ideal para chegar é durante a Primavera, talvez apartir do fim de Março. Pelo seguintes motivos:

  • Muito provavelmente você já não vai pegar tempestades de Inverno e toda a neve acumulada durante o Inverno vai estar derretendo. Isso dá uma pequena imagem mental do que é o Inverno e do que esperar no fim do ano
  • Você tem na sua frente Primavera, Verão e o Outono antes do próximo Inverno. Você vai ter a oportunidade de ver todas as transformações e tempo para resolver tudo o que tem que ser resolvido. Você também vai saber onde comprar roupas de Inverno com preço bom
  • Primavera é a época das vendas de garagem

A venda de garagem merece um parágrafo único. No Canadá existe uma cultura de passar para frente o que não se usa mais, desde que esteja em bom estado. Durante a Primavera o povo começa a fazer grandes limpezas em casa e separa coisas p/ vender. Eles vão para a garagem ou para lugares designados pela prefeitura e vendem de tudo por preços incrivelmente baratos. Aqui vai uma foto da venda de garagem organizada em nosso bairro este ano:


Você realmente encontra de tudo: móveis, roupas, artigos de cozinha, quadros e às vezes eletrônicos. Isso é ótimo para quem acabou de chegar e está querendo economizar. Nós compramos muitas coisas em vendas de garagem. Basicamente toda roupa que nosso filho usou no verão do ano passado veio de venda de garegem. Alguns móveis nossos também.

Algo que vale ressaltar é que a cultura aqui é diferente. No Brasil comprar coisa usada é para pobre. Aqui não é assim. A maioria da população aqui é classe média e mesmo assim eles compram nas vendas de garagem. Enfim, vendas de garagem são ótimas.

Se tudo o que eu disse não convenceu, ou se a ansiedade é tão grande que você não consegue esperar e vai chegar durante o Inverno. Então venha! Não é porque chegou no Inverno que vai dar errado!

6 comentários:

  1. Olá. Muito bacana o assunto do post. Seguido seu blog

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post.. obrigada pelas dicas.. =)

    ResponderExcluir
  3. Adorei as ideias que você apresentou, realmente é bom saber a experiência de uma outra pessoa para ter uma base do que e como fazer... adorei seu blog! fala mais sobre as vendas de garagens não sei se você já escreveu sobre isso em outro post mas se puder nos passar mais informações

    ResponderExcluir
  4. Carol,

    Na verdade não muito mais o que dizer. A maior parte das vendas de garagem acontecem na Primavera, e algumas no Verão. Aqui em Gatineau o povo coloca cartazes nos postes dos semáforos com o endereço, o dia e a hora da venda da garagem (a qual normamente acontece na garagem da pessoa).

    Tem venda de garagem que é específica, por exemplo brinquedos para crianças ou roupas de bebês, mas no geral se vende de tudo. Vale a pena pechinchar porque normalmente a pessoa quer se livrar das coisas para ter mais espaço em casa ou para renovar. Aqui Primavera é época de limpeza, de renovação.

    A quantidade de vendas de garagem na Primavera é absurdo, não tem como esquecer ou não ver desde que você saiba do que se trata.

    ResponderExcluir