quarta-feira, 30 de julho de 2014

O Verão aqui

Quando estava no Brasil, eu escrevi um post sobre o Inverno chamado O Inverno aqui. A idéia foi falar sobre o Inverno estando num país quente. Agora chegou a hora de fazer o contrário, falar sobre o Verão em um país frio.

Vamos começar com a listinha básica das características principais e curiosas:

  • O Verão é curto, dura uns dois meses. Começa mais ou menos no fim de Junho e vai até o fim de Agosto
  • Grande parte dos dias são quentes como no Brasil: passa dos 30C e é muito humido. No geral é difícil cair para menos de 20C, embora este ano o Verão está bem fresco e tem noite onde a tempetura cai p/ uns 15C
  • Os dias são bem longos no Verão, o sol começa a se por lá pelas 20:00h. No pico do Verão tem dia que às 21:00h ainda está claro
  • Verão é época de férias escolares e muita gente tira férias no trabalho também

OK, então o que o povo faz para aproveiar o Verão aqui? Basicamente, tem muita "praia", piscina, churrasco, esportes ao ar livre, shows e viagens.

"Praia" e piscinas

Lembro do nosso primeiro Verão quando um nativo disse "ah, hoje o dia está bom para ir à praia" eu pensei "hein? Praia? Tem praia aqui?!". Bom, mais ou menos :) O que eles chamam de praia são basicamente lagos ou rios. E as pessoas aproveitam como nós aproveitamos as praias no Brasil.




Duas diferenças interessantes. Primeiro, a água varia entre um pouco fria e muito fria. No pico do Verão, fazendo mais de 30C e com a humidade lá em cima, a água vai estar bem fresca e é muito gostoso nadar. Porém, no começo e no final do Verão a água vai estar fria ou muito fria. Eu consigo nadar, mas tem brasileiro que não chega nem perto. A segunda diferença interessante é que em muitos lugares é permitido fazer churrasco na "praia" com uma churrasqueira portátil (a qual é comum aqui), isso é muito banaca. Às vezes você vê famílias inteiras reunidas p/ um churrasco (mais sobre churrasco abaixo).

Outra atividade áquatica são as piscinas. Aqui em Gatineau, a prefeitura mantêm várias piscinas exteriores que são totalmente grátis para qualquer um. Não pense que por ser público é ruim, aqui não é Brasil :) As piscinas tem salva vidas e são muito bem mantidas. Não tenho fotos, pois não é permitido tirar fotos lá.

Nossa atividade principal no Verão é nadar. Nós nadamos praticamente todo dia, normalmente na piscina que tem perto de casa.

Churrasco

Ah, o Churrasco. Não tem coisa melhor do que andar a pé pelo bairro durante a Primavera e sentir aquele cheiro de Churrasco. É um cheiro que diz "O Inverno passou, o Verão está chegando".

O povo aqui faz muito churrasco. Porém, o churrasco padrão é aquele de filme americano: humburger e salsicha. Embora eu prefiro o nosso churrasco não acho o churrasco deles ruim. Não pense que a salsicha que eles assam é aquela salsicha sem marca do açougue da esquina. Aqui tem salsicha 100% carne, salsicha com cheddar, salsicha com jalapeno e várias outros tipos que eu tenho certeza que você nunca experimentou. O mesmo vale para o hamburger.



Outro detalhe interessante é que a maioria das churrasqueiras aqui são à gás. Lembre-se, o canadense gosta de coisa prática, simples e rápida. O churrasco deles fica pronto em 15 minutos.



Por outro lado, somos livres para fazer um churrasco brasileiro. Se você preferir, também existem churrasqueiras a carvão. Se você estiver na região de Ottawa/Gatineau, tem picanha a $20 dólares o kilo no Farmboy da Marivele (é só ir no açougue e pedir o corte brasileiro). Aqui em Gatineau é fácil achar coração de galinha nos supermercados e você também encontra franguinho e os cortes de boi daqui. A única coisa que ainda não encontrei foi uma linguicinha. O mercado Português em Ottawa vende algo que eles chamam de linguiça, mas eu não gostei.



Ainda no tema churrasco, aqui no Québec é permitido fazer churrasco na varanda para quem mora em apartamento. É onde eu faço os meus com minha churrasqueira portátil a gás. E finalmente, alguém tinha me dito que aqui não teria o limão verde do Brasil e eu teria que fazer caipirinha com o limão amarelo. Falou merda :)




Esportes ao ar livre

Todos aqueles esportes que conhecemos são praticados aqui no Verão: volei, futebol, basquete, ciclismo e etc. Muita gente que nunca praticou nada no Brasil chega aqui e pratica algo. Primeiro porque tem mais tempo, e segundo que aqui tem um certo incentivo à prática de esportes.

Uma das atividades mais comum é pedalar. Na nossa região tem muita ciclovia e o trânsito é relativamente bem preparado para receber o ciclista. Tem brasileiro que começa simples e depois de alguns anos vira ciclista sério.


O ciclismo não é um esporte exclusivo de Verão. É possível pedalar no Outono e na Primavera, mas nem todo mundo vai pedalar quando começa e esfriar e poucos usam a bicicleta no Inverno.

Viagens, shows e eventos

Para finalizar o Verão é a época em que muita gente viaja, tem muitos shows e eventos. Por exemplo, o dia do Canadá acontece no Verão. Em Montréal tem muito show de rock e por aí vai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário