quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A Contribuição da Imigração no crescimento do Québec

Tive a oportunidade de participar de um encontro organizado pelo escritório de imigração do Québec chamado "A Contribuição da Imigração no crescimento do Québec".

O encontro foi uma rodada de palestras rápidas, exclusivas para quem já conseguiu o CSQ. Teve cinco palestrantes. O único que vou lembrar o nome é o Gilles Mascle que trabalha no escritório do Québec em SP. Os outros três eram: uma pessoa responsável pelo Québec International, um representante da prefeitura da cidade de Québec e um funcionário do banco Desjardins.

O Gilles começou a rodada de palestras falando sobre a demora do Federal. Ele disse que o consulado teve alguns problemas no começo do ano o que gerou esse atraso que, segundo ele, não é normal. O consulado está trabalhando bastante para manter o prazo de 12 meses para a chegada dos pedidos dos exames e tem a expectativa de voltar ao normal no ano que vem. Se entendi corretamente (a maior parte das palestras foi em Francês) ele disse que o consulado está organizando mutirões para fazer a fila andar mais rápido e etc.

O Gilles também falou bastante sobre a fase final do Federal, a chegada no Québec e alguns outros detalhes sobre serviços públicos. Imagino que a maioria das coisas que ele falou existem no guia, só vou destacar o seguinte:

  • Evitar ficar em hotel quando chegar. Tentar alugar um studio ou um apartamento mobiliado. O problema com o hotel é que ele é muito impessoal e isso pode causar um impacto negativo na integração durante as primeiras semanas
  • Se você fizer a entrada no país pelo aeroporto de Montréal, vai receber informações sobre os escritórios de ajuda ao imigrante (que creio ser o MICC). Ele disse para usar esse serviço o máximo possível, sempre que necessitar, pois ele existe para isso
  • Ler o guia! Pois tem várias coisas que podemos fazer antes de partir

As duas outras palestras foram sobre a cidade de Québec. Meu amigo(a), vou dizer uma coisa: eu nunca vi alguém vender tanto uma cidade assim. Acho que se eles pudessem pagar para irmos para lá eles pagariam. Resumindo: eles devem ter mencionado todas qualidades possíveis da cidade, desde a taxa de homicídio (que é uma das mais baixas do Canadá, se não a mais baixa) até o fato que eles tem 270KM de vias para bicicletas e já ganharam diversos prêmios pela beleza da cidade.

Eu estive em Québec há um pouco mais de um mês, e vou concordar que realmente parece ser uma cidade ótima principalmente para quem tem família, mas não sei se é tudo o que eles falaram. Outra coisa que vale a pena destacar é que eles mencionaram que muitas pessoas vão se aposentar nos próximos anos, então o déficit de mão de obra especializada da cidade (que já é alto) vai aumentar. Isso pode ser uma boa oportunidade para nós.

A última palestra, e provavelmente a mais interessante para mim, foi com o representante do banco Desjardins. Eles tem alguns produtos disponíveis para imigrantes e existe a possibilidade de abrir uma conta ainda no Brasil e ir transferindo dinheiro aos poucos (embora ele não falou muito sobre os custos disso). Ele também comentou sobre a importância do histórico de crédito e como você pode destruí-lo se não pagar as contas em dia. Eu não vou entrar em detalhes sobre esse assunto porque muitas pessoas já escreveram sobre isso. Ele disse que quem tiver interesse em abrir uma conta no banco deve visitar a página http://desjardins.com/caissedequebec e entrar em contato. Note que essa é a agência da cidade de Québec, se você planeja morar em outra cidade pode entrar em contato com eles que eles passam informações sobre o mesmo programa em outras cidades. Ele frisou muito que eles tem uma equipe especializada no caso dos imigrantes e se colocaram a total disposição para tirar todas as nossas dúvidas.

Uma outra notícia que veio de uma pessoa que mandou a documentação em Novembro de 2010, é que aparentemente o consulado vai enviar um email com as informações de abertura do processo ao invés de enviar a carta. Segundo essa pessoa algumas pessoas de Novembro receberam esse email e o consulado ligou para essa pessoa para confirmar informações do processo e dizer que agora seria por email. Vamos ver.

Por fim, creio que 80% do que foi abordado nas palestras não foi novidade para mim, mas só o fato de haver um encontro e eles trazerem pessoas de instituições de lá para tirar nossas dúvidas aqui demonstra que somos importantes e ajuda a animar aqueles que estão na longa espera do Federal.

3 comentários:

  1. Obrigado por partilha pois nos temos o CSQ , mas não fomos convidados!

    ResponderExcluir
  2. Olá Marc,
    Pois é, tb fomos na palestra de ontem, gostamos de muitas coisas que nos foram apresentadas mas tenho que te confessar que esperavamos uma apresentação mais "ampla" com relação a provincia do Quebec e não tão expecifica da cidade de Quebec, mas de qq maneira foi muito valido e tb pq acabamos conhecendo varias pessoas das quais manteremos contatos e acho isso muito valido em varios sentidos.

    Abs e tudo de bom

    ResponderExcluir
  3. Kaczmarska, ouvi dizer que esse encontro não vai acontecer em todas as cidades. Talvez seja por isso que não foram convidados. Aliás, qual o seu nome? :)

    Fabi, isso também me decepcionou um pouco. Seria uma boa oportunidade para eles trazerem representantes de outras cidades e abrir um espaço para o povo tirar dúvidas. Tem muita gente que tem vontade de ir para o interior mas tem medo de ficar sem emprego etc. Minha conclusão é que a prefeitura de Québec está chegando ao desespero mesmo (com relação a falta de mão de obra especializada).

    Uma coisa que um brasileiro que trabalha na cidade de Québec me contou quando eu estava lá é que nos próximos 2 anos em torno de 10 pessoas vão se aposentar no setor dele! E olha que já falta gente! Acho que isso exemplifica o problema que eles tem.

    ResponderExcluir