segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sucesso na entrevista: algumas perguntas clássicas

Desculpem pela imensa demora, estou bastante ocupado com o trabalho e tive que viajar. Mas já estou de volta, e aqui está o segundo post da série Sucesso na entrevista!

Neste post vou listar algumas perguntas clássicas que muito provavelmente ocorrerão na sua entrevista. Também vou fornecer respostas aproximadas do que pratiquei e usei na minha entrevista. Eu digo "aproximadas" porque fiz minha entrevista há quase um ano e não lembro exatamente das minhas respostas.

Meu objetivo com este post é para você ter uma idéia do que estudar e praticar. Eu não recomendo simplesmente decorar o que escrevi abaixo, até porque algumas respostas se aplicam somente ao meu perfil. Além disso, o entrevistador vai fazer muitas outras perguntas além das poucas listadas aqui.

Antes de começar, segue o aviso de segurança: as informações contidas neste post não são oficiais, podem conter erros e/ou não servirem para o seu caso. A responsabilidade na sua utilização é totalmente sua.

1. Por que você quer imigrar (ou por que deixar o Brasil)?

A maioria das pessoas vão dizer que querem imigrar por causa da violência e/ou da corrupção. Você pode dizer isso, mas é o que todos dizem. Recomendo buscar razões mais profundas. Eu disse mais ou menos isso:

"Nós queremos viver em um lugar onde podemos criar nosso filho com tranquilidade, ter o retorno dos impostos que pagamos e não ter medo de andar na rua. Aqui no Brasil, nós trabalhamos muito, nosso salário não é ruim, mas não temos o retorno dos nossos impostos e não temos poder de compra. Tudo é caro por causa da inflação e os impostos sob o produto. Pagamos muitos impostos e ainda temos que pagar uma segunda vez por serviços privados de saúde, educação e segunça, pois os serviços oferecidos pelo governo são horriveis. O Brasil não é um país pobre, é um país com muita corrupção, mal administrado e com problemas sociais profundos. Não vejo perpesctiva de vida para minha família aqui"

2. Por que o Québec?

"Escolhemos o Québec por causa da língua e por causa da cultura. O Francês, por ser uma língua latina, não é muito difícil de aprender e acreditamos que a cultura francófona é um pouco similar a cultura brasileira. Ela é muito mais similar que a cultura anglófona, por exemplo. Além disso o Québec parece ter o que procuramos. Sabemos que vamos pagar muitos impostos, mas veremos o retorno. Não tem os problemas sociais que tem aqui e também teremos a possibilidade de morar em uma cidade menor, sem perder alguns serviços fundamentais como boa educação por exemplo"

3. Qual cidade você escolheu?


"Nós escolhemos Gatineau. A razão é que não é uma cidade grande e também não é uma cidade pequena. Nós estamos cansados dos grandes centros e Gatineau parece ter o tamanho ideal. Uma outra razão é que eu visitei a região em 2008 e gostei muito do que vi"

Aqui eu tive dois medos.

Primeiro, eu visitei Ottawa e não Gatineau. Apenas uma ponte separa as duas cidades e Gatineau faz parte da região metropolitana de Ottawa. Ainda sim, Ottawa fica em Ontário e na época eu mal sabia o que era Québec e não visitei Gatineau. Eu estava com medo do entrevistador dizer algo "aha! então você gostou de Ottawa e quer morar lá!!", mas ele não fez nada disso. Apenas perguntou se eu tinha visitado Gatineau (eu disse que não) e perguntou o que achei de Ottawa.

O segundo medo foi que nas pesquisas de emprego que fiz eu encontrei apenas 2 empregos em Gatineau (que estavam um pouco abaixo do meu perfil atual) e em torno de 8 oportunidades em Ottawa (que batiam com meu perfil). Fiquei com medo dele dizer a mesma coisa "aha! Vai morar em Ottawa!" mas ele olhou apenas a primeira oferta, que era em Gatineau, e disse "c'est bon".

4. Você pesquisou empregos (ou quais são seus planos A, B e C)?

Não foi uma pergunta direta. Ele basicamente pediu as pesquesas de emprego, mas enquanto ele lia eu fui falando meu plano. Ele é muito específico do meu perfil, mas pode ajudar você a ter uma idéia dos planos A, B e C:

"Meu plano A é trabalhar com desenvolvimento de software na minha área. É uma área difícil e muito específica, mas é possível conseguir. Se isso não funcionar, meu plano B é tentar algo como QA (teste de software). Tem bastante oportunidades em Ottawa para esse tipo de vaga e tenho certeza que tenho perfil para isso. Porém, se isso também não der certo meu plano C é tentar uma vaga para help desk ou suporte. Acho difícil não conseguir, mas também tenho um plano D que é trabalhar em qualquer coisa relacionado a informática (por exemplo vendedor) e tentar fazer algum curso ou estudar novas linguagens de programação em paralelo".

Um comentário:

  1. Obrigada pelo post das perguntas. Estou estudando com a profa. particular as possíveis perguntas da entrevista, será muita, muita ajuda seus comentários.
    sagacanadense@blogger.com

    ResponderExcluir